Um pouco sobre o PEQ - Parte 2

Dando continuidade com explicação de aplicação do PEQ, gostaria de enfatizar algumas dúvidas que tive esclarecimentos nos últimos dias de pequisa.

Uma questão levantada era sobre o tempo de aplicação do PEQ. Conforme pesquisas e respostas que obtive de pessoas que aplicaram por essa modalidade, a aplicação ao programa PEQ se dar com 6 meses de antecedência ao final do curso, pelo fato de levarem 6 meses para processamento de seu pedido, conforme site oficial, então ao final do curso seu CSQ seria emitido e você alteraria seu status de visto para PGWP (Post Graduation Work permit), nessas alturas você já teria dado entrada no RP (residente permanente) com o governo federal, e ficaria aguardando seu RP sair dentro de Quebec com o visto PGWP.

Um detalhe importante nessa aplicação é que seu curso precisa ser intensivo com no mínimo 30 horas semanais e um total de no mínimo 1800 horas. Vejamos um exemplo:

Ex. Caso você realize um curso com diploma DEP (nosso caso atual) com 1800hrs / 30horas semanais, ele levaria em torno de 16 meses pra ser concluído, então com 10 meses, após inicio do curso, você já daria entrada no PEQ, continuaria estudando e esperando o CSQ. Lembrando que para dar entrada no PEQ você precisa emitir uma carta na escola que estuda informando que você estar matriculado e faltando 6 meses para concluir seu curso.

Outro detalhe importante é que o processo atual de aplicação para obtenção do CSQ está levando um tempo médio de processamento entre 2 à 3 anos, você aplicando o PEQ seria processado com 6 meses.

Levo sempre essa lógica comigo:

Se para aplicação do processo provincial do Quebec para obtenção do CSQ leva em torno de 2 anos, eu aplicando o PEQ além de ter meu CSQ em mãos com 16 meses teria uma formação do Quebec.

Essa questão vai muito de cada pessoa, como falei no outro post, o processo requer um certo investimento e coragem acima de tudo, se você estar totalmente decidido em imigra vale a pena pesquisar um pouco mais sobre o PEQ.

Dê um olhada na sessão de links, lá tem bastante informações oficiais. 

Merci pour votre lecture,
Samuel Kennedy

Nenhum comentário:

Postar um comentário