Uma nova perspectiva

No post de hoje irei falar um pouco sobre carreira profissional, subempregos e algumas barreiras que teremos pela frente. Muitos me questionam o porque de sair do Brasil, com tantas oportunidades (Digo na área de TI), principalmente aqui em Recife onde tem se levado à serio nosso parque tecnológico, tendo como referência o porto digital e todos os seus arredores, startups, pequenas empresas, sempre em busca de novos talentos.... 

Hoje atuo como Analista de suporte, tenho mais de 6 anos de experiencia na parte de infra, com pós-graduação em Banco de dados, minha esposa recém formada em Tecnólogo em construção de edifício... considero que temos um belo patamar de vida quanto a carreira profissional, no entanto sempre pensamos no melhor não somente profissional, mais pessoal, o prazer de viver em um ambiente tranquilo e seguro. Não entrarei em detalhes quanto aos problemas sociais, até porque a finalidade do post é sobre "uma nova perspectiva no Canadá".


Então vamos lá, o título do post não foi objetivo quanto ao contexto geral, no entanto você vai entender por que consideramos como um novo horizonte nossa mudança de vida.

Ao chegar no Canadá teremos pela frente uma longa jornada antes de aplicar ao PEQ, formação do curso, moradia, dia-a-dia.... e varias outras coisas que iram acontecer no decorrer do tempo. No entanto nossa reserva financeira não será suficiente para nosso tempo total até obtenção do residente permanente, uma estratégia que temos em mente seria o famoso "Dois passos pra trás". 

O brasileiro tem uma facilidade muito grande de adaptação, pelo menos tenho essa visão, essa facilidade que temos vamos colocar em prática dando dois passos pra trás tentando se encaixar logo no mercado de trabalho com subempregos, sim, deixando toda carreira profissional obtida aqui no Brasil e ir em busca de novos horizontes, novas amizades, conceitos e valores. 

Sabemos a dificuldade que temos ao tentar se alocar no mercado levando nossa experiencia vivida aqui, poucas são as oportunidades quando você tenta dar continuidade na sua profissão, então se você estar disposto a mudar de vida, abandonar tudo nesse lindo Brasil multicultural e viver nova experiencias, então porque não incluir em sua carreira profissional, a tão sonhada "experiencia Québécoise" :)  - Muitos canadenses também levam isso em seu currículo, trabalhar como garçons, lavanderia, limpeza em geral... No canadá não tem preconceito - Trabalho é trabalho, desde um limpador de rua até um diretor, o reconhecimento é o mesmo.


Nossa estratégia é simples, enquanto um estuda o outro trabalha, porém o que estuda também tentar se alocar no mercado do trabalho, evitar o comodismo e correr atrás, utilizando aquelas horinhas disponível. Isso ajuda muito os recém chegado, evitar se acomodar, inserir rapidamente e conhecer os valores sociais de Quebec, sua cultura, histórias, valorizar o que ganha, cada centavo valerá a pena no final. Experiencias que você irá levar por toda sua vida. Afinal, estamos mudando de vida, deixando todas as conquistas aqui no Brasil e considerando como um novo recomeço.


Tudo que iremos viver será levado por toda nossa vida, estaremos repassando para nossos filhos, iremos mostrar pra eles que vale a pena sim correr atrás de nossos sonhos, mesmo reconhecendo que são impossível (pela visão de alguns), porém mostrando que vale a pena cada passo dado, tendo fé em Deus acima de tudo. "haaaa mais eu tenho medo, vá com medo mesmo...." "e se não der certo: vai dar certo sim" a confiança é primordial no inicio, confie em si mesmo. Minha esposa sempre dizia quando tentava dar pra trás nesse nosso projeto: Tem pessoas que perdem tudo em uma enchente, numa catástrofe natural, e mesmo assim reconstrói tudo, depois de anos de lutas recomeçam toda jornada, todo seu suor valerá a pena. Isso me estimula bastante a correr atrás de meus sonhos e objetivos. Vamos em frente que atrás vem gente!

A bientôt, mes amis!
Samuel Kennedy

2 comentários: